terça-feira, 21 de maio de 2013

Deixe entrar o Sol!

Deixe o Sol entrar na sua vida, para ter uma saúde ótima!

Mas por quanto tempo, com ou sem protetor solar?
A melanina é um pigmento que protege a pele naturalmente contra os efeitos nocivos da radiação solar e torna pele bronzeada. Existem 6 tipos de pele, com diferente capacidade de produzir melanina.

Tipo 1 - pele branca, que nunca bronzeia e fica vermelha rapidamente, com queimaduras solares (albinos e alguns nórdicos)
Tipo 2 - dificilmente bronzeia e fica vermelha (nórdicos)
Tipo 3 - por vezes fica vermelha, mas bronzeia gradualmente (povos do Mediterrâneo e Médio – Oriente)
Tipo 4 - raramente se queima e naturalmente bronzeada (indianos e médio-oriente)
Tipo 5 - pele escura, acastanhada (africanos, indianos)
Tipo 6 - pele de cor negra, nunca se queimam e podem permanecer ao sol sem sofrer queimaduras (Africanos).



 
 
A exposição solar em excesso, tem riscos: rugas, manchas na pele e risco de cancro de pele.

Qual a quantidade de sol que será suficiente para pôr os níveis de Vitamina D normais?
Segundo o investigador, Dr.Holick, para o seu corpo produzir 10 000 a 20 000 UI de Vitamina D, necessita de banho solar durante 15 a 30 minutos, na praia, campo ou no quintal, de modo a que pele fique ligeiramente avermelhada, 24 horas após a exposição, 3 vezes por semana e sem protetor solar.

Um protetor solar, fator 8, diminui em 90%, a capacidade da pele produzir Vitamina D. O nosso corpo tem a matéria-prima para produzir Vitamina D, 7-dehidrocolesterol (pró-vitamina D) existente na pele, pronta a ser ativada pela radiação UVB da luz solar. Mas para atuar como hormona, necessita de ser ativada por 2 processos: 1º no fígado e o 2º nos rins. A suplementação de Vitamina D, é necessária se o nível sanguíneo for inferior a 30 ng/mililitro.
 
Durante a exposição solar deve proteger a face e basta expor ao sol cerca de 50% da pele, o que corresponde a área total de braços (18%) e pernas (36%).

Sem comentários:

Enviar um comentário