sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Vitamina D e saúde humana – Perspectiva global

Foi publicado um estudo muito completo, da responsabilidade Arash Hossein, MD, PhD e Michael F.Holick, PhD, MD, em que fazem uma avaliação de toda a documentação científica  sobre Vitamina D, publicada até Abril 2013, que aconselhamos a ler com toda atenção.

Destacamos os 5 pontos fundamentais, sobre a Vitamina D, e que interessa ao público em geral:

A deficiência da Vitamina D é uma situação clínica subdiagnosticada, em todo o mundo.
Evidência científica de centenas de estudos que demonstram o impacto da Vitamina D na redução do risco de diabetes tipo 1, doenças cardiovasculares, certos cancros, declínio cognitivo, depressão, complicações na gravidez, auto-imunidade, alergia e até na fragilidade física.
O melhor método para determinar a deficiência de Vitamina D é fazer uma análise ao sangue.
A deficiência em Vitamina D durante a gravidez pode influenciar o futuro do feto, pode aumentar a susceptibilidade para a doença e diminuir a esperança de vida.
A prevenção da deficiência de Vitamina D passa por alguma exposição solar, alimentação rica em vitamina D e tomar suplementos.

No capitulo “Safety and Intoxication” (Segurança e Intoxicação) os autores chamam a atenção para o acompanhamento médico durante a suplementação e, consideram que até 10.000 UI de Vitamina D3, por dia, não existe o risco de hipercalcemia e hipercalciúria aconselhando a ponderar os riscos quando se atingem valores de Vitamina D no sangue superiores a 200ng/ml.

Filomena Vieira
Médica

Sem comentários:

Enviar um comentário